“EXERCÍCIO VIGIAR E ACTUAR”

05-04-2010 01:34

 

 Entre 19 e 23 de Abril de 2010 realiza-se na Base Aérea Nº11 o exercício da Polícia Aérea “Vigiar e Actuar 2010”.

“EXERCÍCIO VIGIAR E ACTUAR”

 

A iniciativa do exercício surgiu em 1986, inspirada na experiência de participação da Polícia Aérea no “Volant Rodeo”, em Pope AFB (EUA). Os objectivos eram, essencialmente, dinamizar o treino operacional das Esquadras/Esquadrilhas de Polícia Aérea e permitir uma selecção mais criteriosa da equipa de Polícia Aérea, designada para integrar a representação da Força Aérea no “Rodeo”.

Depois de uma experiência inicial, neste ano, de desdobramento das provas entre a Base Aérea Nº3 – Tancos e a Base Aérea Nº6 – Montijo, logo a mesma se revelou desaconselhável.

No segundo ano, em 1987, optou-se pela realização integral, do exercício, na Base Aérea Nº3 – solução que se manteve até 1993.

Com os bons resultados alcançados, em 1989 o exercício foi alargado a forças estrangeiras, tendo participado logo neste ano e nos seguintes, os Fusiliers Commandos de L’Air (Polícia Aérea Francesa) e a USFORAZ/Security Police (EUA). Em 1991 para além destas forças ainda participou uma equipa do Centro de Adestramiento de Securidad y Defensa (Espanha).

 

Após o encerramento da Base Aérea nº3, em 1993, houve dificuldade em encontrar uma Unidade da Força Aérea que reunisse as condições ideais, tanto em termos logísticos como em termos de infra-estruturas, para albergar um exercício deste tipo. Apesar disso em 1995 ainda se realizou uma edição no Centro de Formação Militar e Técnico da Força Aérea, na OTA, o qual encontrou muitas dificuldades ao nível de instalações e de pessoal.

 

Até 2008 não se realizou mais nenhum “Vigiar e Actuar”. Neste ano, com a necessidade de transferir os conhecimentos e experiência profissional dos militares do Quadro Permanente mais antigos, para os mais modernos e no sentido de manter um grau de preparação adequado ao desempenho da missão, com a recuperação dos valores do espírito de grupo/corpo, de missão, da cultura da excelência e o orgulho de integrar a especialidade PA, como um garante da salvaguarda do património da Força Aérea, foi parecer das instâncias directamente responsáveis pela Segurança Interna e Defesa Imediata da Força Aérea que se realizasse o exercício “Vigiar e Actuar 2008”.

Neste novo impulso, o exercício permite, para além da transferência do “Know how” dos militares PA mais antigos para os mais modernos, validar os novos conceitos de Protecção da Força.

 

Como sempre o exercício envolve equipas PA em representação das diferentes subunidades da Força Aérea permitindo:

- Fomentar a actualização e aperfeiçoamento das diversas capacidades necessárias ao desempenho das actividades afectas à Segurança Militar;

- Treinar procedimentos logísticos, administrativos e processuais, relativos à movimentação de significativos volumes de efectivos e material;

- Desenvolver o espírito de competição saudável, em equipa, inter-subunidades, promovendo o amor próprio por cada uma e o espírito de grupo e de inter-ajuda;

- Promover o espírito de superação individual, bem como o convívio entre Graduados e Praças afectos ao mesmo tipo de missão.

 

 

PROVAS

 Actualmente o Exercício é constituído pelas seguintes provas:

 - Combate Táctico: Destina-se a testar os conhecimentos técnicos de uma equipa de 4 elementos na defesa e ataque a um objectivo.

 - Pista de Obstáculos: Prova destinada a avaliar as capacidades físicas, as capacidades de decisão e o espírito de equipa dos concorrentes. Prova cumprida em “contra-relógio” que combina a transposição de obstáculos e a corrida em percurso natural.

 - Orientação e Topografia: Prova para avaliar os conhecimentos e proficiências das equipas sobre orientação e topografia no terreno assim como a sua “endurance” em marcha.

 - Tiro: Esta prova é destinada a testar a capacidade e a aptidão para tiro real em esforço, de uma equipa de combate, avaliando ao mesmo tempo a disciplina e coordenação de tiro.

 - As provas Cinotécnicas deixaram de fazer parte do exercício a partir de 2008 porque desde 2004 se passou a realizar o exercício “Kanicross”.

 

Artigo composto a partir do Artº do Sr. MAJ/PA Eira, entregue aos Órgãos de Comunicação Social em 2009 e das Revistas Segurança e Prontidão.

 

 

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal