VÉSPERA DO JURAMENTO DE BANDEIRA

26-11-2009 12:17

VÉSPERA DO JURAMENTO DE BANDEIRA

Na véspera do juramento de bandeira fomos (o meu pelotão e graduados instrutores) jantar ao Entroncamento. Até aqui tudo normal! O jantar correu bem, com muita comida e bebida a condizer. Muita bebida, mesmo... Até aqui continua tudo dentro da normalidade. O pior foi o regresso, pois não havia transportes até à BA3 e a uma dada altura tivemos que atravessar uns terrenos para encurtar caminho e tempo. Pensávamos nós, claro!

A uma dada altura demos por falta de um dos camaradas e sempre nos foi incutido, e bem, que éramos um todo e se saíamos todos, todos teríamos que regressar, a bem da união e camaradagem. Vai daí que imperava encontrar o elemento que faltava, procurando pelo meio da vegetação, numa noite cerrada e sem pinga de luz e a chamar por ele: uns mais bêbedos que os outros. Isto durou mais de uma hora. Encontrámo-lo dentro de um buraco enorme que estava coberto de vegetação e silvas...montes delas... Lá o conseguimos tirar a custo e com alguns picos no corpo; nós, que ele parecia um Cristo!

Retomámos o caminho até à Base e eis que esse camarada dá meia volta e começa a correr em sentido contrário e sem que o pudéssemos impedir, atira-se outra vez para dentro do buraco. Está maluco! -pensámos nós. Lá tivemos que o tirar mais uma vez dali e fomos saber de tal atitude, ao que nos respondeu: -Tinha deixado lá o bivaque.

Moral da história:
Foi uma noite sem pregar olho, a tirar os picos do corpo desse nosso camarada e dos nossos também. O pior foi no dia a seguir, pois a cerimónia acompanhada pelo calor do Verão foi muito longa e a ressaca maior ainda... Era ver as mães aos gritos quando viam os filhos a desmaiar e a quererem acudir-lhes e os elementos da PA a segurar essa gente toda. E dos 9 pelotões (cerca de 270 instruendos da EIPA), foram alguns ainda, até porque foram TODOS os pelotões jantar na noite anterior e as bebedeiras eram quase tantas, quantos os instruendos na cerimónia.

Repetia tudo de novo!

João Oliveira
SOLD/PA 067450-J BA3/BA2

 

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal