REAL THAW 2012

20-01-2012 22:10

A Força Aérea Portuguesa vai realizar, no período de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, o exercício Real Thaw 2012 (RT12) cujo objetivo é facultar treino ao nível tático às forças participantes para testar o seu nível de aprontamento e performance num teatro de operações dinâmico e atual.

Nesta 5ª edição do exercício e à semelhança de anos anteriores, para além das forças nacionais (Força Aérea, Marinha e Exército) irão participar no RT12 forças dos Estados Unidos da América, da Holanda, da Espanha e da NATO para se obter um ambiente idêntico ao das actuais operações militares internacionais, como também para proporcionar interoperabilidade entre países e respectivos meios.

O RT12 é coordenado a partir da Base Aérea Nº5, em Monte Real, local onde estarão sediadas algumas forças participantes, e irá desenrolar-se, na sua maioria, na região de Penamacor, Seia, Monfortinho, Pinhel e Aguiar da Beira.

Acompanhe as missões, novidades, reportagens do RT12 através do site dedicado AQUI

 

MISSÃO

O exercício Real Thaw 12 (RT12), que se realiza de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, é um exercício da Força Aérea planeado e conduzido sob a égide do Comando Aéreo, órgão da Força Aérea responsável pelo treino e aprontamento das unidades operacionais que possam vir a participar em operações militares nos mais diversos quadros de cooperação internacional (NATO e UE).

A coordenação do RT12 é realizada na Base Aérea Nº5 (BA5), em Monte Real, e as ações desenrolam-se, na sua maioria, na região de Monte Real e Penamacor. As instalações da Força Aérea em Penamacor, integradas no exercício RT12 como "Base Aérea Tática", servem de apoio às operações aéreas e terrestres que se realizam nesta zona, em Seia, Monfortinho, Pinhel e Aguiar da Beira e constituem-se como um local estratégico para o cumprimento das missões planeadas.

Para a correta execução deste exercício foi desenvolvido um cenário (fictício) que pretende criar situações realistas e complexas que desafiem as forças participantes a executar as ações adequadas.

De um modo geral uma operação militar engloba um conjunto de ações correlacionadas no tempo e no espaço, planeadas e executadas por forças militares visando obter um efeito que satisfaça um objetivo político/militar definido superiormente. Assim, um exercício militar pretende criar cenários político/militares que repliquem o mais possível situações verosímeis onde o poder militar possa ser empregue a fim de proporcionar o adequado treino a forças militares para uma possível projeção de forças num teatro de operações dinâmico e atual.

 

fonte EMFA

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal