Espírito de Corpo

21-11-2009 19:38

Aqui vai uma História do ex-SOLD/PA 27/71 da Base Aérea Nº9, em Angola - António Ramos.

Espírito de Corpo

No ano de 1971 o António Ramos, Sold PA, para além de efectuar os serviços inerentes à Especialidade, Segurança, Vígia e Defesa da Base Aérea nº 9, também era o impedido do Comandante da Unidade.


Certo Dia a 2ª refeição nesta Base foi Peixe. Sempre que a refeição era de carne do mar o pessoal torcia o nariz(como acontece ainda um pouco actualmente).

Ora, o António Ramos, Algarvio e sabedor das lides da Pesca, nesse dia, olhou para o peixe que tinha no prato e algo não lhe agradou. Comeu apenas a ponta do rabo.


O resto da Rapaziada(ou quase todos), apesar de ser peixe não se fez rogada e comeu tudo, porque no dia seguinte não sabiam se ainda podiam comer...
Aconteceu que passado poucas horas o pessoal começou a queixar-se da Barriga e começaram a circular ambulâncias, de tal forma que foi muita gente para o Hospital e enfermarias.
Resultado...


O pessoal que tinha folga teve de avançar outra vez para serviço, para tapar as faltas dos que estavam com a intoxicação alimentar. Tal facto também fez alinhar o SOLD PA Ramos, mesmo sendo impedido do Comandante.
A história não ficou por aqui...


Num outro dia a refeição voltou a ser peixe, o pessoal PA, mostrando um elevado Espírito de Corpo, combinou fazer um levantamento de rancho e concretizou-o. O restante pessoal da Unidade, segundo parece, tinha dito que também iria solidarizar-se mas, não o fez.


O Comando da Unidade tentou descobrir quem tinha sido o incentivador, ou incentivadores daquele "motim" mas pelos vistos não o conseguiu, pois o Espírito de Corpo prevaleceu e o Pessoal PA foi quase todo transferido, destacado, preso ou detido, por não se saber quem tinha sido o "rastilho".


O SOLD PA Ramos, considera que teve sorte, pois sendo impedido do Comandante, retirou-se a tempo da formatura da refeição, pelo que não sofreu nada com a questão.

História contada pelo ex-SOLD PA António Ramos (Pescador na Praia da N. Srª da Rocha/Porches/Algarve)

Um abraço
Haja saúde

Henrique Grossinho

       TCOR/PA

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal