UPF – Unidade de Protecção da Força .

19-11-2009 15:26

A Força Aérea Portuguesa constituiu no início dos anos 90 uma unidade denominada “Equipa de Resgate em Combate” e conhecida pela sigla RESCOM, destinada a efectuar as chamadas missões de “CSAR” ou busca e salvamento em situação de combate. Os militares que integravam esta força, inicialmente todos do Quadro Permanente, treinavam não só os procedimentos próprios como contribuíam para o treino de todos os tripulantes de aeronaves da Força Aérea que devem estar preparados para, em caso de serem abatidos/caírem em território hostil, saberem como poderão ser resgatados por este tipo de equipas altamente especializadas. 

.

Recentemente a Força Aérea Portuguesa, avaliando, além de outros aspectos, o seu efectivo empenhamento internacional, o tipo de missões e os locais em que as aeronaves nacionais têm sido empregues, decidiu reformular as missões das equipas RESCOM, entretanto desactivadas, criando a Unidade de Protecção da Força (UPF) da Polícia Aérea

 

Esta nova força, dependente doTenente-General Comandante Operacional da Força Aérea, tem uma missão bem mais abrangente que o ex-RESCOM. De carácter expedicionário, tem como a missão primária garantir a protecção activa dos Destacamentos da Força Aérea Portuguesa nos diferentes Teatros de Operações. Recentemente, militares desta força integraram o Destacamento da Força Aérea (C-130) no Chade, no âmbito da missão EUFOR/TCHAD. Está ainda preparada para executar outro tipo de missões de natureza reservada. Os militares da UPF, além de outras qualificações, possuem:

-Curso de Polícia Aérea;
-Curso de Operações Tácticas de Protecção da Força;

-Curso de Sobrevivência em Combate e Recuperação;
-Curso de Protecção Individual NRBQ; 

 

fonte : wikipedia

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Imagem alusiva ao titulo da notícia Raven Team – A equipa de protecção próxima da aeronave e da tripulação

13-08-2009

Imagem

Uma das áreas funcionais da estrutura orgânica do Destacamento da Força Aérea em KAIA é a Raven Team. Esta componente integra uma  equipa táctica da Unidade de Protecção da Força (UPF) da Polícia Aérea, composta por sete militares possuidores de diversas valências tácticas, que tem a seu cargo a responsabilidade de levar a cabo a protecção próxima da aeronave e da respectiva tripulação no decurso das missões.
 
Genericamente, a UPF é uma força de cariz expedicionário, directamente dependente do Tenente General Comandante Operacional da Força Aérea, cuja missão primária consiste na defesa e protecção das forças destacadas da Força Aérea Portuguesa nos diferentes Teatros de Operações.
 
A constituição da UPF veio, assim, dar resposta à necessidade de protecção de recursos humanos e materiais, induzida pelo crescente empenhamento operacional dos meios aéreos em teatros de operação de grande complexidade, caracterizados, sobretudo, pela presença de ameaça real no solo, com capacidade efectiva de atentar contra a segurança da aeronave e/ou da tripulação. 

 
Imagem  Imagem

Envergando o uniforme de combate completo, cujo peso ronda entre os 30 e os 40 Kg em armamento e equipamento, os elementos que integram a Raven Team do Destacamento da Força Aérea em KAIA não têm uma tarefa fácil. Participam em todas as missões realizadas pela aeronave no teatro de operações do Afeganistão, efectuando o controlo minucioso de entrada e de saída de passageiros, salvaguardando o acesso ao cockpit, monitorizando e interpretando, em permanência, todo o tipo de sinais emergentes no solo e estabelecendo um perímetro efectivo de segurança próxima de 360 graus, em redor da aeronave.

 

    fonte EMFA

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pode ver ainda um artigo muito completo sobre a UPF em:

                       (Clicar na imagem para ver)

Agradecimento ao "Operacional"pela autorização de reencaminhamento.

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal