Kanicross 2012

15-05-2012 12:46

A 9ª edição do Kanicross realiza-se entre dia 16 e dia 18, com treinos nos dois primeiros dias e a Prova final no dia 18. Vai realizar-se no Campo de tiro de Alcochete. Participam ainda equipas do exército (PE) e da PSP.

 

O Exercício Cinotécnico FAP – “Kanicross”, realiza-se desde o ano 2004, tendo o Aeródromo de Manobra nº 1 Ovar (AM1) / Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea (CTCFA) e a Base Aérea nº 5 (BA5) / Esquadra da Polícia Aérea (EPA) servido como Unidades de acolhimento às edições anteriores.

Para tal, foram construídas no AM1 e na BA5, pistas compostas por 21 obstáculos numa extensão de 8 Km.

Após a realização de quatro edições do Exercício Cinotécnico FAP – “Kanicross” só com equipas cinotécnicas da Força Aérea o exercício começou a ter a participação de outras Forças Militares e Policiais (Escola de Tropas Pára-quedistas e do Grupo Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública). Em 2008 também se cimentou a participação de treinadores (TTCM) do sexo feminino, com nove binómios, oito da FA e um da ETP.

Este exercício destina-se a avaliar o grau de preparação das equipas Cinotécnicas para o cumprimento das missões que lhes são atribuídas, assim como suscitar e desenvolver em todo o pessoal ligado aos cães uma saudável competição que contribua para melhorar a instrução e o emprego das equipas Cinotécnicas.

A utilização de equipas Cinotécnicas na Segurança Interna e Defesa Imediata das Unidades e Órgãos da Força Aérea como meios activos do dispositivo implementado, implica um treino continuado, abrangendo variadas vertentes, com destaque para a componente técnica a que é necessário aliar a destreza física e o conhecimento mútuo da equipa.

 

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal