Historial - ESQUADRILHA DE POLÍCIA AÉREA DO CENTRO DE FORMAÇÃO MILITAR E TÉCNICA DA FORÇA AÉREA – OTA (ex-BA 2)

04-10-2011 16:59

Historial do CFMTFA - OTA- (ex-BA2)

ESQUADRILHA DE POLÍCIA AÉREA

DO CENTRO DE FORMAÇÃO MILITAR E TÉCNICA DA FORÇA AÉREA – OTA (ex-BA 2)

RESUMO HISTÓRICO

 

 

         Embora se conheça a existência da Polícia Aérea no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) – OTA, desde os anos 60, quando a designação deste Centro ainda era Base Aérea Nº 2 (Base da OTA), são poucos os vestígios que documentam e testemunham a actividade da P.A. nessa época.

     Nos anos 70 o Comando e Secretaria da Esquadrilha de Polícia e Defesa Próxima (EPDP) situavam-se num exíguo espaço adjacente ao GOD da Base, sem quaisquer condições de trabalho, limitando-se a uma sala onde funcionavam todos os serviços da Esquadrilha.

     Nestes anos estiveram Oficiais e Sargentos à frente da P.A., a maior parte dos quais não possuía qualquer qualificação específica PA.

      Em 1978 com a colocação de oficiais provenientes do 1º Curso de Oficiais Milicianos (COM/PA) a Esquadrilha adquiriu nova dinâmica.

     Segundo o que se conseguiu apurar foi em 1979 que aparecem os primeiros planeamentos e horários de instrução para o pessoal da EPDP.

     Em 1980 o Comando da Base cede algumas das instalações, as que ainda hoje são ocupadas, para onde passam o Comando e a Secretaria da Esquadrilha.

     É também em 1980 que se inicia a construção da secção cinófila, com oito canis. Os canis estavam no interior da zona dos paióis.

     Começava então a desenhar-se o esqueleto do que viria a ser a Esquadrilha de Polícia Aérea, da Base Aérea Nº 2, designação que foi adquirida neste ano.

     Os anos 81/82, foram férteis em alterações e evoluções, quer na organização da Esquadrilha quer ao nível de infra-estruturas. O edifício onde se situava a Secretaria e o Comando da Esquadrilha foi entregue na sua totalidade à PA, onde foram criados diversos gabinetes e áreas funcionais.

     Em 1982 com a aprovação dos novos módulos de efectivos de pessoal e com a reorganização das Bases Aéreas a Esquadrilha de Polícia Aérea foi elevada à condição de Esquadra de Polícia Aérea. Nesta altura são iniciadas as obras para a criação do Centro Coordenador de Defesa Terrestre (CCDT).

     O CCDT entrou em funcionamento nos primeiros meses de 1983, passando as responsabilidades de Segurança e Defesa da Base, quase na sua totalidade para a Esquadra de Polícia Aérea. Ressalva-se que os militares em formação e muitas outras Praças, nesta altura, ainda faziam Serviço de Reforço à Segurança e Defesa da Base, como Sentinelas. Por esta razão a Segurança não ficou logo afecta exclusivamente à PA.

     A partir de 1983 foram cimentadas as bases que foram lançadas, sendo a PA da Base Aérea Nº2 chamada a intervir em diversos campos, tais como: Guardas de Honra, Escoltas, Exercícios, Honras Fúnebres, Rondas e Reforço de Segurança no exterior, etc..

          Em 1986 o Organograma da EPA era o seguinte:

 

Em 1992 com a alteração da designação da Base Aérea nº2 para Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) a Esquadra de Polícia Aérea voltou à sua condição anterior de Esquadrilha de Polícia Aérea.

 

COMANDANTES DE ESQUADRILHA/ESQUADRA

 

CAP Martins

ALF/MIL PA  João Eduardo de M Barata Costa Afonso NOV81 a JUN 82

TEN/MIL PA  João Carlos Chambel Gervásio JUN 82 a SET 82

CAP/PA  António João Russo Cassus SET 82 a MAR 88

CAP/PA  António Macedo Alves MAR 88 a OUT 91

CAP/PA  Luis Manuel Alves da Silva Simões OUT 91 a SET 94

CAP/PA  Francisco José Alves Mendonça SET 94 a MAI 97

CAP/PA  João Manuel de Sousa Cálix JUN 97 a JUL 97

CAP/PA  Manuel da Silva Valente JUL 97 a SET 99

CAP/PA  Mário João Brás Gonçalves SET 99 a DEZ 02

TEN/RC/PA  Rui Miguel Mendes Gago de Oliveira DEZ 02 a ABR 04

 CAP     PA  Carlos Emanuel Fonseca da Eira     ABR 04 a NOV 04

 SCH     PA  Albertino Martins Ambrósio         NOV 04 a OUT 05

CAP  PA António João de Matos Silvestre Churro OUT 05 a JAN 07

TEN  PA Silvia Cristina Vitor Rodrigues da Silva                               JAN 07 a OUT 07

CAP  PA António Joaquim Pinto                  OUT 07 a JAN 11

 CAP  PA Silvia Cristina Vitor Rodrigues da Silva            Fev 11             

 

GALERIA DOS COMANDANTES 

   ps:   aguarda-se foto da CAP Silva

Brasão de Armas da Esquadra, ostentado na Flâmula, enquanto existiu a Base Aérea nº 2

Flâmula (actual) da EPA do CFMTFACURIOSIDADES:

    Em 1986 realizou-se na Base Aérea Nº 2  o  XXXVI Campeonato Mundial Militar de Tiro, o que abrigou a Esquadra PA a um esforço acrescido no âmbito da Segurança, tendo recebido elogios, nesta área, de várias origens, incluindo de Países estrangeiros participantes.

    Em  2010 foi proposto pelo Gabinete Coordenador de Segurança Militar da Força Aérea que no exercíco anual da Polícia Aérea - Vigiar e Actuar, fossem içadas bandeiras das Esquadras/Esquadrilhas presentes, no local onde o mesmo decorreu (BA Nº 11), apesar de tal não se ter verificado aqui fica a bandeira da EPA/CFMTFA.

 

 

GALERIA FOTOGRÁFICA:

Porta d`armas do CFMTFA

 

Preparação para exercicios operacionais

 

Patrulhas PA

 

Patrulhas PA

 

------------------------

TREINOS DE TIRO

 

ORIENTAÇÃO

 

PISTA de OBSTÁCULOS

 

CONTROLO de PESSOAS e VIATURAS

ESCALADA

 

Convívio entre os intervenientes nos exercícios da EPA/CFMTFA e restantes PA

 

Equipa participante num Exercício Vigiar e Actuar

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Breve Historial da Base Aérea Nº 2 – CFMTFA

- A Base Aérea da Ota foi criada em 31 de Dezembro de 1937 e instalada inicialmente em Alverca passando a ter em 1939, a designação de Base Aérea nº 2 (BA2).

- Foi inaugurada em 26 de Março de 1940, pertencendo à arma de Aeronáutica do Exército Português.

- Em 14 de Abril de 1940 as novas instalações, constituídas junto à povoação da Ota, são inauguradas e aí são activadas unidades operacionais com aviões "Gloster Gladiator", "Junkers JU-52" e "Junkers JU-86".

- Em Maio de 1941, as aeronaves "Mohawk"; "Aircobra"; "Wellington"; "Hurricane"; "Spitfire" e "Blenheim" - vieram reforçar os efectivos da Base Aérea nº 2.

- Parte destes aviões foram cedidos pela Inglaterra de acordo com o Tratado sobre a utilização dos Açores.

- Em Janeiro de 1953 são aumentados à carga os primeiros aviões a reacção da FAP, dois "De Havilland Vampire".

- Em 15 de Maio do mesmo ano, os primeiros 25 aviões "F-84 G Thunderjet" são aumentados à carga e tornam a BA2 a mais importante Base Aérea até ao fim da década.

- No ano de 1960 a BA2 sofreu uma transformação radical, deixando de ser uma Base Operacional para ser uma Base de Instrução.

- Em Novembro de 1976 foi criado o Centro de Instrução nº 2 (CI2), para a instrução elementar de pilotagem (com aviões Chipmunk), especialistas de radar e para a integração das escolas de formação e preparação militar técnica.

- Em 1992 a designação de Base Aérea nº2 é alterada para Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), integrando o acervo que constitui o património logístico e administrativo da BA2 e CI2, assumindo todos os deveres e obrigações inerentes aos órgãos desactivados.

 

 

Agradecimentos:

Agradeço ao CAP PA Pinto e à CAP PA Sílvia Silva a contribuição dada para a elaboração deste historial.

Foi consultada a Revista Segurança e Prontidão Nº 3, de onde foram retirados muitos elementos para produzir este texto, assim como a Wikipédia.

(solicita-se a quem quiser contribuir com mais momentos históricos desta EPA o favor de nos enviar os dados/factos)

 

TCOR PA Henrique Grossinho

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal