Comemorações do 58º Aniversário da Força Aérea na Madeira

02-07-2010 15:48


Imagem alusiva ao titulo da notícia Comemorações do 58º Aniversário da Força Aérea na Madeira

29-06-2010

A Força Aérea Portuguesa, constituída como Ramo independente das Forças Armadas no dia 1 de Julho de 1952, celebra entre os dias 26 de Junho e 4 de Julho, na Região Autónoma da Madeira, o seu 58º Aniversário.

O arranque das Comemorações teve lugar no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, no dia 26 de Junho, com o lançamento do livro "A Aviação na Madeira", e com a inauguração de um Monumento alusivo ao 58º Aniversário da Força Aérea, na Praça da Autonomia, no Funchal, que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Luís Araújo, e com o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

    

Na agenda, esteve também a actuação da Banda de Música da Força Aérea (BMFA) que realizou uma Tattoo Militar, na Praça do Município. O programa das Comemorações prosseguiu com a abertura oficial da Exposição Temática, na Escola Secundária Francisco Franco.

No domingo, o Aeroporto da Madeira recebeu uma Exposição Estática de Aeronaves, com meios aéreos das Esquadras da Força Aérea. A encerrar este evento, a Patrulha Acrobática da Força Aérea, Rotores de Portugal, realizou uma demonstração perante o olhar impressionado de milhares de espectadores.

Ontem, os Rotores de Portugal efectuaram nova demonstração em Câmara de Lobos. No Centro das Artes - Casa das Mudas, na Calheta, a BMFA deu mais um Concerto, repetindo a actuação no dia 30, pelas 21H30, no Parque de Santa Catarina, no Funchal. 

No dia 1 de Julho, pelas 15H00, a ilha de Porto Santo receberá a demonstração dos Rotores de Portugal e no dia 2, às 22H00, será realizado o Concerto Oficial pela BMFA com a participação da cantora Vânia Fernandes no Auditório do Casino do Funchal.

No dia 3 de Julho, pelas 09H30, será celebrada a Missa de Acção de Graças na Igreja do Colégio, no Funchal. Às 11H30, na Avenida do Mar, terá início a Cerimónia Militar que findará com os desfiles das Forças em Parada e das aeronaves da Força Aérea. Pelas 16H30, será realizado, na Baía do Funchal, um Festival Aéreo com a presença de cerca de 40 aeronaves da Força Aérea.

No dia 4 de Julho, às 11H00, nas Ilhas Selvagens, será implantada uma Placa alusiva à presença da Força Aérea no ponto mais a Sul de Portugal.

Também entre os dias 27 de Junho e 4 de Julho serão proporcionados Baptismos de Voo nas aeronaves C-295 e ALIII.

   

No dia 10 de Julho, Dia das Bases Abertas, as Bases Aéreas abrirão as portas aos mais curiosos, que terão a possibilidade de visitar as Unidades Militares, as actividades e a operacionalidade dos meios da Força Aérea.

Estes eventos têm como objectivo divulgar a temática aeronáutica, as actividades, a capacidade técnica e a competência profissional do pessoal da Força Aérea junto da população em geral e da juventude em particular, promovendo e fortalecendo a coesão e o espírito de corpo entre todos os participantes, bem como exercitar as capacidades de planeamento, comando, controlo e execução dos diversos órgãos envolvidos. 

Veja aqui a notícia TVI.

Veja aqui a notícia SIC.

Veja aqui o vídeo Força Aérea.

fonte EMFA

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal