A Unidade de Protecção da Força no Real Thaw 10

01-02-2010 14:39

 

Imagem alusiva ao titulo da notícia A Unidade de Protecção da Força no Real Thaw 10

29-01-2010

Enquanto força treinada e equipada para executar missões de Protecção Próxima a meios da Força Aérea, de Progressão, Observação e Reconhecimento no Terreno, assim como Personal Recovery, a Unidade de Protecção da Força (UPF) tem como missão primária garantir a protecção activa dos destacamentos da Força Aérea Portuguesa nos diversos Teatros de Operações.

A participação da UPF no exercício Real Thaw 2010 está relacionada com a vertente operacional do Apoio Aéreo Próximo (CAS), em que se destaca a ligação e cooperação entre forças terrestres e aéreas, com o auxílio no treino das equipas de FAC´S (Controladores Aéreos Avançados) e contribuição para um maior realismo a todo o cenário, ao levar a cabo diferentes acções quer como inimigo (RED FORCE) ou como força amiga (BLUE FORCE).

No âmbito da sua colaboração no exercício Real Thaw 2010, os 16 efectivos, desta unidade, têm sido empenhados em missões tão diferentes como as de Resgate de Elementos Não-Combatentes (NEO), Escoltas a Colunas e Protecção Próxima às equipas TACP, Acções Ofensivas enquanto RED FORCES no terreno e Missões de Personal Recovery.

 

Quinto dia de missões no Real Thaw 10

29-01-2010

Ao quinto dia de Exercício Real Thaw 10, continuava retido no campo de detenção, em Penamacor, o jornalista capturado na noite anterior.

Perante este cenário, a missão do dia 29 de Janeiro teve como principal objectivo o assalto ao campo de detenção e a retirada do jornalista.

Esta operação contou com o apoio aéreo dos F-16M, o C-295 e os ALOUETTE III, tendo sido realizadas cerca de 32 descolagens. Mais uma vez participaram, no teatro de operações, elementos da Unidade de Protecção da Força, da Unidade de Operações Especiais e da Equipa de Controladores Aéreos Avançados.

Resgatado em segurança, o jornalista foi colocado a bordo do ALOUETTE III que se dirigiu para a Base Aérea Avançada, localizada na Covilhã.

ALOUETTE III

  fonte EMFA

 

Voltar

Procurar no site

Policia Aérea - Boinas Azuis de Portugal